terça-feira, 9 de novembro de 2010

Leitura Literalista da biblia

A leitura literalista da bíblia se iniciou nos anos 80 nos EUA e foi importada para o Brasil por grandes nomes, dentre eles Silas Malafaia. A biblia, em mais de 2000 anos de traduções NUNCA havia sido lida literalmente, cristãos a liam e sabiam diferenciar e levar em consideração a cultura local e o contexto no qual a biblia havia sido escrita.

Devemos lembrar que a biblia além de sagrada, também é um livro histórico, e como todo livro histórico deve-se saber da contextualidade de seus textos, uma vez que texto fora de contexto vira pretexto e é exatamente o que muitos pregadores fazem, prova disso é a nova teologia da prosperidade, utilizam-se de uma pequena parte da biblia para convencer os fieis que filho de Deus tem que ser (reparem que é uma regra) rico e se esquecem que o próprio Cristo foi pobre e humilde e andava com pescadores o que prova sua humildade, o que irritava profundamente os fariseus.

Pregadores fazem da palavra de Deus uma base para enriquecerem e massacram aqueles que tem um minimo de inteligência (vejam o caso de Caio Fabio e outros pastores que ao se oporem acabam por ser perseguidos e expulsos do meio gospel) e quando o povo começa a abrir os olhos transferem as discussões para outro ambito como o homossexualismo por exemplo. Parafraseando o presidente Luis Inacio Lula da Silva, nunca na história desse país viu-se uma perseguição tão massacrante e dolorosa aos homossexuais.

Evangélicos e católicos, tradicionalmente duas seitas cristãs que se opoem , incrivelmente se unem para massacrar os homossexuais. Dai percebe-se o quanto tais seitas são iguais. Protestantes reclamam dos tempos da inquisição e católicos dos tempos em que protestantes matavam católicos, agora, ambas seitas se unem para perseguir e massacrar uma minoria, matam (emocionalmente e espiritualmente) milhares de jovens homossexuais todos os dias. A prova disso? O número de adolescentes e jovens homossexuais que se suicidam tem aumentado consideravelmente nos EUA não sendo muito diferente no Brasil. A maior causa dessas mortes é a religião. Jovens se sentem ignorados por Deus e por não conseguirem seguir uma vida de celibato e/ou não conseguirem obter a tão desejada mudança imposta por pais e pregadores, não suportam a pressão e acabam por tirar suas vidas.

Indiferente a isto, cristãos em toda sua hipocrisia e desamor culpam estes jovens por tirarem suas próprias vidas, renegando assim a grande parcela de culpa que os cristãos perseguidores têm. Culpam ao diabo e ao universo, mas não conseguem perceber que são eles, os portadores da palavra do amor e tolerância, os maiores causadores desta ruina. Infelizmente muitos só percebem quando já é tarde demais.

Em filmes como "Orações para Bobby" e "Porque a biblia me diz assim" fica muito evidente a parcela de culpa das religiões e seus seguidores. Pais cristãos que só decidem estudar a diversidade sexual depois da morte de seus filhos é mais comum do que se imagina. Jovens que entram em depressão ou que se casam com pessoas que não amam porque não suportam a pressão também não são raros.

A perseguição imposta por seguidores da maior religião do mundo me fez refletir algo: será que estes são mesmo os verdadeiros seguidores de Cristo? Será que o próprio Cristo seria cristão? Minha humilde opinião: NÃO. Se Cristo estivesse em nossos tempos de corpo presente provavelmente choraria amargamente em ver que os fariseus estão adentrando em Suas Igrejas, estão impondo um novo tipo de tiranismo e ainda enriquecendo as custas do povo, tal qual à 2010 anos atras.

Utilizam-se da palavra de Deus para massacrar e matar tal qual à 2010 anos atras. O que Cristo fez a 2010 anos atrás? Sentou-se com pecadores, acolheu prostitutas e deixou o maior mandamento: Ame o teu próximo como a ti mesmo, abolindo então as Leis que o povo seguia, até então intocáveis. Pergunto-me se quando Cristo curou no sábado não deveria Ele ter sido apedrejado? Ao proteger a prostituta, Ele não deveria ter sido apedrejado junto a ela?

Pela Lei que os judeus ainda seguiam, sim, Cristo devia ter sido apedrejado. Mas por que não foi? Simples, porque Ele era o amor em pessoa, como alguém poderia apedrejar o amor? Como alguém poderia virar o rosto e ignorar o amor? Não poderia, por isso fariseus não o apedrejaram, porque Ele era e é o amor maior, o amor piedoso, o amor compreensivo, ele é o Amor.

Quando vimos cristo perseguindo? Nunca. Quando alguém se levanta para me dizer o que está escrito em Leviticos eu digo: e o Amor? E Cristo que veio para abolir tais regras? Ora, ou vivemos pela Graça e pela Graça somos salvos ou voltemos aos tempos de Moisés! Somos um em Cristo e como um temos de nos suportar (ajudar, auxiliar) e não julgar e condenar.

Cristo é amor e é nisso que creio. Não me venham dizer que uns são agraciados e outros não, Ele veio pelo e para o mundo e não para meia dúzia de hipócritas que usam Seu nome para matar e massacrar, Ele veio para dar vida e alivio, porque Ele é AMOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário