quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Bluenormatividade e a ameaça vermelha. (parte 1)

Em um local distante (nem tão distante assim) havia uma sociedade que se auto-denominava Blue-community ou simplesmente Sociedade-azul. Lógicamente que todos nesta sociedade eram azuis. Haviam várias tonalidades do azul: haviam seres azul-marinhos, outros azul-escuros, outros azul-claros e por aí vai. Somente azuis eram aceitos por aquela sociedade. Todos tinham um mesmo conceito de vida, uma mesma crença: no Blue-chanti e nunca haviam debates sobre o estilo de vida deles.

Havia uma hierarquia e embora o Blue-mór teoricamente fosse quem mandava naquelas bandas, os bluecreitors eram quem realmente mandavam. Mas nem tudo eram flores no mundo Blue. Assim como em toda sociedade haviam aqueles que teimavam em discordar dos bluecreitors, os rebeldes eram os bluepensators. Os bluepensators eram uma pedra no sapato. Viviam questionando a hierarquia e o porque de só haverem pessoas azuis. Nunca haviam visto pessoas de outras cores: era sempre a mesma coisa, a mesma cor, nem tinha mais graça. Mas um dia um bluepensator descobriu que haviam sim pessoas de outras cores: os vermelhos!

Entretanto a única prova de que realmente existiam os vermelhos era o diário de seu bisavô, um membro dos bluecreitors. Então , intrigado, o jovem bluepensator começou a ler sobre os vermelhos. Descobriu que eles tinham que se esconder e muitos até se pintavam de azul para que não fossem presos e castigados. Descobriu que os bluecreitors fizeram todos acreditarem que os vermelhos eram uma ameaça à soberania azul e que, além de tudo, eram uma aberração da natureza. O bluepensator decidiu compartilhar isso com os demais. Todos ficaram chocados com a noticia dos vermelhos e decidiram então buscar a verdadeira história. Surrupiaram alguns documentos do prédio onde os bluecreitors se reuniam e descobriram que era verdade: existiam vermelhos entre eles! E descobriram que os vermelhos não podiam andar pela cidade e que eles não eram tão raros assim, estavam apenas se escondendo.

Os bluepensators partiram em busca das respostas. Seriam os vermelhos uma aberração da natureza? De onde eles viriam? E por que nunca se mostravam? De tanto revirarem acabaram descobrindo um azul que parecia conhecer os vermelhos. Sentaram-se então para conversar com o velho blue. "Eu era um Bluecreitor e acreditava no que estava fazendo, acreditava na soberania azul e achava que o Blue-chanti condenava de verdade os vermelhos. Os vermelhos eram minoria e então passamos a convencer a todos que se deixassemos que eles vivessem entre nós eles tomariam o poder, se tornariam maioria e nos perseguiriam. Os vermelhos lutavam por seu reconhecimento em nossa sociedade. Lembro-me do primeiro vermelho: Red-pen. Ele era corajoso. Reuniu muitos vermelhos, aliás, haviam vermelhos pintados de azul, só tiraram a tinta quando Red-pen se assumiu vermelho.

Os vermelhos tinham apoio de alguns azuis, inclusive de alguns Bluecreitors. O Blue-mór nada fazia. Assistia de longe o que estava acontecendo. O lider dos Bluecreitors, o Blue-faia declarou guerra aos vermelhos. Fez propagandas dizendo que Blue-chanti não havia criado os vermelhos, apenas os azuis. Muitas pessoas acreditaram. Os vermelhos passaram a ser perseguidos e quando não eram mortos, eram presos. Tive pena de uma menininha vermelha. Ela chorava muito. Mas o que me surpreendeu foi que dois azuis a defenderam. Eles eram os pais dela. Ninguém sabia como isso podia ser possivel. Decidi estudar mais a fundo os vermelhos e descobri que eles eram filhos de azuis e que muitos pintavam os vermelhos por medo dos bluecreitors. Mas os vermelhos ficavam vermelhos na puberdade e muitos achavam eles estranhos, achavam que o azul estava desbotando. Muitos pais os colocavam para fora das cidades. Nós prendemos muitos vermelhos e os expulsamos, os colocamos em zonas neutras. Mas mesmo negando, sabemos que ainda existem vermelhos entre nós.

Só que eles não se assumem. É triste pensar que nós perseguimos pessoas como nós, que vieram de nós só porque são de cores diferentes. Eu digo isso porque, quando me casei, tive um filho. Quando ele chegou a puberdade começou a desbotar e as pessoas o estranhavam. Ele foi ficando vermelho e eu o expulsei dizendo que ele tinha de ser azul. Ele foi enviado a casa de um amigo muito longe, mas fugiu e desde então não tenho noticias dele. O que sei é que os vermelhos estão se organizando de novo e que Red-pen está ajudando. Espero reencontrar meu filho."

Os bluepensators ficaram chocados com o que haviam descoberto. Partiram então em busca dos vermelhos para descobrirem qual era a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário