quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Então é natal!

Feliz Natal! Sim é Natal, uma festa cristã onde o amor e a paz reinam. É a época onde aqueles que você não vê há séculos vem te abraçar e dizer "feliz natal". As vezes você nem sabe o nome do dito cujo. Da aquele sorrisinho constrangido e responde "feliz natal". E qual é o sentido do natal? Guloseimas, presentes, consumo, disputa pelo brinquedo, roupa ou acessório da moda. Então o natal se tornou uma festinha onde seu sentido se tornou fútil e seu símbolo é um homem de barba branca e roupa vermelha que sai distribuindo presentinhos para as crianças e uma arvore que era símbolo de uma cultura pagã a qual os cristãos perseguiram. Então qual é o real sentido do dia 25 de dezembro?

Não seria por acaso o nascimento daquEle que nos ensinou o amor e a tolerância antes de tudo? Não seria a celebração de suas palavras e seus atos? Não seria a celebração do "ame teu próximo como a ti mesmo"? Sim, esse deveria ser o verdadeiro sentido do natal! O sentido do Natal está nas palavras do apóstolo Paulo: "Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos eu nada teria se não tivesse amor!". E ele não se refere ao amor entre homem e mulher, ele se refere ao amor ao próximo ensinado pelo mestre! Esse é o sentido do natal, o sentido do natal está em propagar o amor, a esperança, a tolerância e o respeito!

O sentido do Natal parece ter-se perdido em nossos dias. A vida está perdendo seu valor? Quanto vale uma vida? Um real, vale por um ciúmes, por um preconceito? A vida vale muito mais do que isso. Temos que ensinar nossas crianças que o Natal não é a representatividade do valor material mas do valor da vida, do valor do próximo! Ganhar presentes é bom, mas aprender a compartilha-los é melhor ainda. Cristo veio ao mundo trazer paz e amor e o que estamos fazendo nestes dias? Tirando a paz de inocentes e odiando pelo simples prazer de odiar. Mas há algum prazer em odiar? Odiar tira toda paz de um ser. Um homem em paz consigo mesmo não quer guerra com ninguém.

Se este dia tem um significado, este significado deveria estar presente todos os dias de nossas vidas. Se Cristo, que é e deveria ser o protagonista desta época, é amor quem somos nós para perseguir e matar no nome dEle? Ele é o amor, Ele está no amor, então é certo vivermos em guerra? É certo perseguirmos alguém por ser diferente? Devemos respeitar quem quer que seja levando em consideração o principal: aquele que é perseguido, humilhado é como qualquer um: sangra, chora e sorri, então antes de agredir alguém ou odiar pense em Cristo e em seus ensinamentos, esqueça todo o resto e pense no principal: ame teu próximo como a ti mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário